top of page

Biológicos: entenda a interação deles com o solo

Atualizado: 28 de set. de 2023

O solo é um sistema complexo, e não basta apenas entender os atributos químicos e físicos, como no passado, para explorar o potencial produtivo dos cultivos. É necessário também entender os aspectos biológicos do solo, que podem ter grande influência no rendimento da lavoura e no ambiente de produção.

Biológicos: entenda a interação deles com o solo.

Os microrganismos vêm ganhando espaço na agricultura, principalmente no Brasil, o país que mais utiliza biológicos no mundo.

Dentre os organismos mais utilizados e conhecidos, destacam-se os fungos do gênero Trichoderma e as bactérias do gênero Bacillus.

Os fungos do gênero Trichoderma auxiliam na sanidade do cultivo por competirem diretamente com microrganismos patogênicos por espaço e nutrientes, e em alguns casos podem até predar o patógeno. Também produzem metabólitos tóxicos aos patógenos, esse modo de ação é denominado antibiose.

As bactérias do gênero Bacillus são conhecidas como rizobactérias promotoras de crescimento de plantas.

Elas colonizam a rizosfera e produzem um biofilme nas raízes das plantas, reduzem a colonização e entrada de microrganismos patogênicos pelo fato de competirem pelo mesmo espaço e nutrientes. Também são capazes de produzir uma ampla variedade de metabólitos com propriedades antimicrobianas e toxinas que reforçam ainda mais seu estabelecimento na raiz em relação aos organismos patogênicos. Algumas cepas do gênero Bacillus das espécies Bacillus subtilis e Bacillus amyloliquefaciens podem ajudar a desencadear a indução de resistência de plantas.

Uma grande vantagem das bactérias do gênero Bacillus é a capacidade de produzir endósporos, estruturas de resistência que recobrem a célula bacteriana e proporcionam melhores condições de adaptação da bactéria em diferentes ambientes. Ainda favorecem o seu estabelecimento, o que permite boa eficiência na aplicação de Bacillus mesmo quando as condições ambientais não são favoráveis.

E pelo fato de trazer tantos benefícios para a agricultura, o mercado de produtos biológicos vem crescendo de forma significativa ano após ano, além de ter boa performance agronômica, são alternativas que contribuem para uma agricultura sustentável.




TODAS AS DEMAIS PRÁTICAS AGRONÔMICAS RECOMENDADAS PARA OS CULTIVOS DEVEM SER OBSERVADAS, PARA SE BUSCAR O POTENCIAL PRODUTIVO DAS CULTURAS. CONSULTE SEMPRE UM ENGENHEIRO AGRÔNOMO.

Comentarios


bottom of page