Cuidados nessa fase são fundamentais para o sucesso e rentabilidade da lavoura. Nutrientes como B, Mg e K estão envolvidos diretamente no processo de transporte de fotoassimilados, gerados na fotossíntese para os tubérculos, o que promove peso e qualidade na produção.
A cultura da batata tem por característica possuir um sistema radicular pouco profundo. Investir em propostas de manejo, que incrementem o desenvolvimento radicular da cultura, traz benefícios para que se obtenha um estande de produção mais vigoroso e tolerante a estresses.
Duas práticas de manejo na cultura da batata imprescindíveis para se obter um bom desenvolvimento radicular da cultura são as aplicações de plantio, sendo realizado pelo tratamento de sulco, bem como a aplicação realizada na amontoa (aterração). O fornecimento de nutrientes como o Boro (B), bem como o uso de ácidos fúlvicos e húmicos nessas aplicações, promovem um melhor desenvolvimento e funcionalidade do sistema radicular da cultura.
O Boro é extremamente importante para integridade da parede celular, ou seja, está diretamente ligado com desenvolvimento radicular da cultura nas primeiras semanas de seu desenvolvimento. Uma planta bem suprida em Boro desenvolve muito bem seu sistema radicular (figura 1). O fornecimento do Boro pode ser empregado por meio da aplicação de Bororgan, que possui maior solubilidade em misturas de tanque, bem como fornece Boro em maior estabilidade na solução do solo, o que diminui expressivamente a ocorrência de fito toxidez pelo micronutriente em questão. Sendo assim, podemos adicionar Bororgan na dose de 2,0 L/ha nas aplicações do sulco de plantio e amontoa.
Associado ao benefício do boro, o uso dos ácidos orgânicos (ácidos fúlvicos e ácidos húmicos) como é o caso do Real Gold, irá potencializar o desenvolvimento radicular da cultura por estimular a produção de hormônios do crescimento no metabolismo da planta, dessa forma, a planta terá consequentemente, maior vigor de porte aéreo e também, maior volume radicular, acarretando em uma maior capacidade de absorção de água e nutrientes. Real Gold também contribui para redução da salinidade na zona radicular, ou seja, promove raízes mais saudáveis e funcionais e deve ser utilizado na dose entre 5-10L/ha por aplicação. Confira na figura 1, o uso de Real Gold associado ao Bororgan no desenvolvimento do sistema radicular e vigor do porte aéreo na cultura da batata.
Figura 1. Comparativo de desenvolvimento radicular entre plantas de batata sem adição e com adição de Real Gold e Bororgan no manejo.
Outro macronutriente importante para o desenvolvimento da batata é o Magnésio (Mg). O Magnésio é completamente interativo com teores de cálcio e potássio no solo, vindo a ser facilmente deslocado em solução quando em menor saturação, o que pode resultar na deficiência deste macronutriente. Uma forma de fornecer Magnésio à cultura, é por meio da aplicação foliar de Magforce na dose de 2 a 5 L/ha por aplicação. Magnésio além de auxiliar no desenvolvimento radicular é responsável pela ativação do metabolismo fotossintético da planta, ou seja, está diretamente associado a produção de energia para a cultura se desenvolver e produzir tubérculos mais vigorosos, produto de interesse econômico.
O resumo das soluções Adubos Real para o manejo de enraizamento da batata pode ser conferido na tabela 1 a seguir.
TODAS AS DEMAIS PRÁTICAS AGRONÔMICAS RECOMENDADAS PARA OS CULTIVOS DEVEM SER OBSERVADAS, PARA SE BUSCAR O POTENCIAL PRODUTIVO DAS CULTURAS. CONSULTE SEMPRE UM ENGENHEIRO AGRÔNOMO.
Comentarios