top of page

Saiba como combater a ferrugem do cafeeiro

Atualizado: 31 de jan. de 2023

Em período de pré-colheita, a Ferrugem-do-Café é uma ameaça devastadora, que pode provocar a perda de colheitas e até mesmo de plantações inteiras. Entenda como controlá-la.



A ferrugem é a doença mais importante do cafeeiro. Atinge com gravidade grandes áreas de lavouras, causando prejuízos na produtividade. A doença é causada pelo fungo Hemileia vastatrix. O fungo se desenvolve em lesões nas folhas, onde observa-se intensa esporulação na fase inferior do limbo foliar. À medida que se aumenta a porcentagem de folhas infectadas, aumenta-se o número de pústulas por folha. O aumento da infestação provoca redução da área foliar fotossinteticamente ativa e gradativamente ocorre a desfolha das plantas.


A ferrugem evolui no período chuvoso e quente. A temperatura favorável é na faixa de 20-24°C, com umidade necessária para germinação dos esporos, favorecida pelas chuvas frequentes, principalmente chuvas finas, pelo orvalho noturno e por ambientes sombrios, que aumenta o molhamento foliar.


Hoje é possível obter o controle da ferrugem utilizando-se variedades resistentes. O controle genético vem sendo introduzido, gradativamente à medida em que se desenvolvem variedades resistentes e com boas produtividades.


Já o controle químico consiste na utilização de fungicidas, trabalhando produtos estratégicos para cada momento da lavoura.


Outro fator importante é que existe uma interação muito forte entre o estado nutricional e a resistência às doenças. Plantas bem nutridas, com adubação equilibrada em macro e micronutrientes são naturalmente mais resistentes às doenças.


Confira o controle eficaz da Adubos Real para sua lavoura:


























TODAS AS DEMAIS PRÁTICAS AGRONÔMICAS RECOMENDADAS PARA OS CULTIVOS DEVEM SER OBSERVADAS, PARA SE BUSCAR O POTENCIAL PRODUTIVO DAS CULTURAS. CONSULTE SEMPRE UM ENGENHEIRO AGRÔNOMO.

236 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page