top of page

Qualidade e padronização de raízes de mandioquinha-salsa.

Atualizado: 31 de jan. de 2023

Entre os aspectos econômicos de maior relevância na cultura da mandioquinha-salsa estão a qualidade e a padronização das raízes, primordiais para ampliar a rentabilidade.



O principal fator responsável por depreciar a raiz são os nematoides. Os mais comuns em mandioquinha-salsa são o nematoide-das-galhas (gênero Meloidogyne) e o nematoide-das-lesões-radiculares (gênero Pratylenchus). Estes patógenos de solo podem reduzir a quantidade e a qualidade do produto colhido, com interferência direta na classificação comercial do produto.

Os microrganismos presentes no NEM OUT colonizam a rizosfera e formam um biofilme ao redor das raízes. Induzem a degradação de exsudatos radiculares, interferem na orientação dos nematoides, dificultam o reconhecimento da sinalização bioquímica emitida pelas raízes, reduzem a migração dos nematoides em direção ao sistema radicular e beneficiam o desenvolvimento vegetal.

A dose indicada para aplicação no solo do NEM OUT é de 2 Kg/ha. Recomenda-se a adição de REAL GOLD na dose de 5 L/ha para potencializar a ativação da microbiota benéfica do solo. A primeira aplicação deve ser logo no início da emissão do sistema radicular e as aplicações de reposição devem ser de 60 a 90 dias de intervalo.


Raízes infectadas por nematoides-das-galhas (foto: Ronan Vilas Boas)


Outro fator que o produtor deve-se atentar para atingir rentabilidade satisfatória é em relação à padronização das raízes. Para isso, recomenda-se a aplicação de micronutrientes como o zinco no início do ciclo, esse elemento em questão é responsável pela síntese do triptofano, aminoácido que é precursor da auxina também conhecida como hormônio do crescimento que está diretamente relacionado ao crescimento das raízes viáveis da mandioquinha. Recomenda-se duas aplicações foliares de REAL MICROS na dose de 2 litros/ha antes da diferenciação de raízes que ocorre por volta de 90 a 120 dias pós plantio. Nesta fase, indica-se também a aplicação de 0,8 L/ha de CROP SET que estimula a padronização de raízes. Em se tratando de estímulo, é indispensável que a planta esteja bem e equilibradamente nutrida com macro e micronutrientes para que seu potencial produtivo seja explorado.

Todas aplicações deve-se primeiramente adicionar MULTICOPA à calda de pulverização.



TODAS AS DEMAIS PRÁTICAS AGRONÔMICAS RECOMENDADAS PARA OS CULTIVOS DEVEM SER OBSERVADAS, PARA SE BUSCAR O POTENCIAL PRODUTIVO DAS CULTURAS. CONSULTE SEMPRE UM ENGENHEIRO AGRÔNOMO.

bottom of page