top of page

Monitoramento nas lavouras cafeeiras

O momento é de monitoramento e atenção às lavouras cafeeiras. Confira o que pode ser feito para evitar as doenças mais importantes para a cafeicultura.

A Ferrugem do Cafeeiro, causada pelo fungo Hemileia vastatrix, é uma das doenças mais importantes para a cafeicultura. A umidade relativa elevada contribui com a disseminação da doença, sendo a desfolha um dos primeiros danos. A queda precoce das folhas

resulta no menor pegamento da florada, dos chumbinhos e granação dos frutos. Em alguns casos pode comprometer até 50% da produção.


Ferrugem (Hemileia vastatrix)


Outra doença de considerável importância para a cafeicultura é a Cercosporiose, causada pelo fungo Cercospora coffeicola. O que torna a doença importante para a cafeicultura é o fato de se constituir desde as mudas no viveiro até os plantios no campo. A Cercosporiose tem como fatores de predisposição a insolação intensa e o desequilíbrio nutricional (POZZA et al., 2000).

As plantas doentes apresentam desfolha, redução no desenvolvimento e raquitismo e uma diminuição na produção do café (CHALFOUN, 1997).


Cercosporiose (Cercospora coffeicola)


Vale lembrar de outra doença, mancha de Phoma (Phoma sp.). Ela causa lesões profundas e escuras, ocasionando a seca de ponteiros da planta. Nas folhas ocorrem manchas escuras de tamanho variado e halo concêntrico. Sua disseminação é favorecida por umidade elevada e temperaturas amenas.


Phoma (Phoma sp.)


No campo, o principal método de controle dessas doenças é o controle químico. Como complemento desse manejo, recomenda-se ativar a indução de resistência das plantas.

Trata-se de induzir os mecanismos de defesa existentes nas plantas representados por barreiras bioquímicas ou estruturais. O REAL DEFENDER ou Agromos são ferramentas fundamentais para essa finalidade.


PRODUTOS E DOSES

MultiCopa (adjuvante) - 50mL/100L água

Real Defender - 2,0L/ha ou Agromos - 1,0L/ha

Copper Crop - 0,5L/ha

Soli Set - 0,5L/ha

Priori Xtyra - 0,75L/ha (manejo Ferrugem e Cercospora)

Alto 100 - 0,75L/ha (manejo curativo de Ferrugem)

Priori Top - 0,4L/ha (manejo Phoma e Cercospora)


ATENÇÃO ESPECIAL PARA A GRANAÇÃO

A granação acontece antes da maturação, nos meses de janeiro e abril, e pode ser influenciada pelas floradas, clima e altitude. A granação exige, além das condições ambientais favoráveis, cuidados no manejo nutricional e fitossanitário. Nessa fase, os carboidratos sintetizados nas folhas e armazenados nos ramos são transportados para os frutos, sendo fonte de reserva para o desenvolvimento dos frutos.

É importante manter a planta bem nutrida, com adubação adequada para atender a demanda vegetativa e produtiva, pois nessa fase há forte demanda de nutrientes e reservas para grãos e parte vegetativa.

Fornecer nutrientes como potássio, cobre, manganês e magnésio auxilia a planta no desenvolvimento e na redução de estresses fisiológicos. Ainda, proporciona a translocação dos fotoassimilados, reduz porcentagem de grãos chochos e contribui com a uniformidade de maturação e produtividade. Isso dará subsídio para boa qualidade de bebida, por garantir melhor enchimento e acúmulo de sólidos solúveis nos frutos.


PRODUTOS E DOSES


MultiCopa (adjuvante) - 50mL/100L água Copper Crop - 0,5L/ha

Real Plus - 2,0L/ha

Real Magforce - 2,0L/ha

SafraTop+ - 1,5L/ha


TODAS AS DEMAIS PRÁTICAS AGRONÔMICAS RECOMENDADAS PARA OS CULTIVOS DEVEM SER OBSERVADAS, PARA SE BUSCAR O POTENCIAL PRODUTIVO DAS CULTURAS. CONSULTE SEMPRE UM ENGENHEIRO AGRÔNOMO.

bottom of page