top of page

Eficiência da adubação nitrogenada

Atualizado: 31 de jan. de 2023

Nestes tempos de chuvas irregulares, conheça os gargalos da adubação nitrogenada e as soluções certas para tempos incertos.


O nitrogênio (N) é o macronutriente exigido em maior quantidade pelas plantas. Porém, apesar de aplicado em grandes quantidades, sua deficiência nutricional é muito comum nas lavouras brasileiras. Este fato está relacionado à baixa eficiência da adubação nitrogenada.

A dinâmica do N no solo é muito complexa e envolve diversas transformações. Em meio a estas transformações, o N está sujeito a diversos processos de perdas. Pode ser perdido por lixiviação, principalmente na forma de nitrato, por volatilização da amônia e pelo processo de desnitrificação, que também gera perdas de N na forma gasosa.

Essas perdas fazem com que o aproveitamento e a recuperação deste nutriente sejam muito baixos. Normalmente, mais de 50% do N aplicado não é absorvido pela cultura.

Tecnologia Real Turbo N


O REAL TURBO tem como objetivo promover um aumento na disponibilidade de N para planta e, consequentemente, melhorar a eficiência da adubação nitrogenada. Caracteriza-se por apresentar um comportamento diferente das fontes solúveis convencionais. Seus grânulos são revestidos por duas camadas de aditivos que permitem a disponibilização gradativa do N no solo, em contrapartida à liberação total e imediata observada nos fertilizantes convencionais.

Com isso, o REAL TURBO tem a função de proteger o N das principais perdas que ocorrem no campo, como por volatilização na forma de amônia e de lixiviação na forma de nitrato. Neste sentido, a tecnologia Real Turbo permite melhorar a eficiência de aproveitamento do N pelas culturas, que é de apenas 50 a 70% com a aplicação dos fertilizantes convencionais e de 90 a 95% com o uso do REAL TURBO (Figura).


Outra grande vantagem do REAL TURBO, em comparação aos fertilizantes convencionais, é a qualidade física dos grânulos. É um produto uniforme, que não causa corrosão ao maquinário, não mela e nem empedra, promovendo uma maior facilidade de aplicação.


O fertilizante certo para tempos incertos


Nestes tempos de chuvas irregulares, REALTURBO é a melhor opção para adubação de solo.

É segurança na aplicação, mesmo em solo com pouca umidade. Faz a adubação e aguarda tranquilo as chuvas, quando elas vierem…

Aditivos específicos para cada fertilizante (polímeros orgânicos e minerais) N e P;

• Reduz perdas dos nutrientes no ambiente (volatilização e desnitrificação do nitrogênio e fixação do fósforo);

• Aumento de eficiência dos fertilizantes nitrogenados e fosfatados;

• Cerca de 200 fórmulas NPKSB registradas no MAPA.


TODAS AS DEMAIS PRÁTICAS AGRONÔMICAS RECOMENDADAS PARA OS CULTIVOS DEVEM SER OBSERVADAS, PARA SE BUSCAR O POTENCIAL PRODUTIVO DAS CULTURAS. CONSULTE SEMPRE UM ENGENHEIRO AGRÔNOMO.


bottom of page