top of page

Saiba como obter maior enchimento de grãos

Atualizado: 31 de jan. de 2023

A lavoura de café Arábica, em período de intensas chuvas, pode sofrer com as deficiências de micronutrientes. Um manejo nutricional adequado pode contribuir para folhas mais sadias, melhora da fotossínteses e maior enchimento de grãos.


No período em que os grãos de café vão encher, precisamos que as folhas estejam sadias, sem deficiência, fazendo fotossínteses para mandar os açúcares da fotossíntese para os grãos. Todos os açucares que estão nas reservas das plantas precisam de fotossíntese em pleno funcionamento para enchimento de grão.

Durante o período de enchimento de grãos é que vamos começar a ver algumas deficiências, como por exemplo de magnésio. Apesar das chuvas que vem ocorrendo, o período anterior foi de sol intenso, o que pode ter provocado problemas de escaldadura com área foliar podendo ser prejudicada.


Abaixo, dois exemplos de folhas com deficiência de Magnésio:




Manejo Nutricional


E para que tenhamos folhas sadias, verdes, fazendo fotossíntese, é preciso realizar o manejo nutricional, com aplicação de Real Plus ou Real Micros, na dose de 2 a 4 litros por hectare. Porém, em plantas com problemas de escaldadura em folhas velhas, pode-se incluir à aplicação de 2 a 3 litros de Real Magforce, fonte líquida de magnésio, que vai ajudar no carreamento de açucares. E como o momento é oportuno, a inclusão do Real Safratop contribuirá ainda mais neste carreamento.

Todo esse manejo nutricional promoverá o restabelecimento das plantas, a melhora da fotossíntese das folhas e o enchimento de grãos, resultando no enchimento de receita no bolso do produtor.


Procure um dos Consultores Técnicos da Adubos Real e conheça a linha Real Nutri, para atender o equilíbrio nutricional da sua lavoura.


TODAS AS DEMAIS PRÁTICAS AGRONÔMICAS RECOMENDADAS PARA OS CULTIVOS DEVEM SER OBSERVADAS, PARA SE BUSCAR O POTENCIAL PRODUTIVO DAS CULTURAS. CONSULTE SEMPRE UM ENGENHEIRO AGRÔNOMO.

bottom of page