top of page

Fertilizantes especiais: proporcionam lavouras vigorosas e sadias para uma colheita lucrativa

Atualizado: 31 de jan. de 2023

Os fertilizantes de solo proveem um ou mais nutrientes ao crescimento das plantas e são utilizados em uma lavoura para melhorar a produção.



Toda planta necessita de nutrientes, água e luz do sol para sobreviverem e terem altas produções. Dos Nutrientes, precisa de macronutrientes orgânicos - C, H e O - oriundos da água e do ar. Os Macronutrientes primários e secundários (N-P-K-Ca-Mg-S) são supridos pela calagem, gessagem e adubações de solo com fertilizantes. São chamados macronutrientes porque são requeridos em grande quantidade.

Os macronutrientes são absorvidos pela raiz na forma mineral (forma de íons) e quando os fertilizantes são aplicados ao solo, podem ocorrer diversas perdas: Nitrogênio se perde na forma de gás ou lixiviação, fósforo se liga a argilas do solo ficando indisponível para as raízes, enxofre, boro e potássio se perdem por lixiviação.

Quando são utilizados adubos comuns, é necessário aplicar doses de nutrientes muito maiores do que as plantas necessitam, uma vez que grande parte deles são perdidos no ambiente e o que sobra fica para a cultura.

Mas, podemos aumentar a eficácia da adubação ao tratarmos os fertilizantes com aditivos especiais, para evitar suas perdas no ambiente e proporcionar alta disponibilidade dos nutrientes para as raízes. São chamados fertilizantes especiais.



Fertilizantes Especiais


Os fertilizantes especiais Adubos Real (Real BIO e Real TURBO) são produzidos com aditivos especiais para diminuir as perdas dos nutrientes no ambiente, favorecer o desenvolvimento radicular, reduzir o efeito salino e aumentar a eficácia de uso dos nutrientes e da água do solo. Eles apresentam alta qualidade física: alta fluidez, produto seco e sem mela e manutenção da dosagem durante o período de aplicação no campo.








O Real BIO fornece um balanço completo de nutrientes, rico em fósforo e cálcio, entre outros nutrientes e compostos fundamentais para ótimo desenvolvimento das lavouras.

Produzido com componentes especiais, condiciona e melhora o ambiente radicular e atividade de micro-organismos benéficos do solo. Aumenta a resistência das plantas aos estresses climáticos e bióticos e potencializa a eficácia de uso dos nutrientes pelas culturas. Sendo assim, proporciona plantas vigorosas, sadias e com alto potencial de produtividade, rentabilidade e qualidade do produto final a ser colhido nas lavouras.


Seus principais benefícios são:

· Aumento da tolerância à seca e salinidade;

· Incrementa o desenvolvimento de raízes;

· Melhora da atividade microbiana do solo;

· Aumento da eficiência de uso dos nutrientes;

· Promove plantas sadias e vigorosas.

Na forma física de pó apresenta maior concentração de fósforo e são utilizados no sulco ou cova de plantio ou como fornecedor de fósforo de alta eficácia quando aplicado a lanço.








O Real TURBO possui tecnologia composta por camadas de aditivos minerais, orgânicos e polímeros no nitrogênio e no fósforo. Isto diminui as perdas que ocorrem nas adubações (Volatização, Lixiviação e Fixação) e aumenta o aproveitamento dos nutrientes pelas plantas.


Seus principais benefícios são:

• Diminuição do efeito salino. Baixa corrosão do equipamento;

• Condições adequadas ao desenvolvimento radicular e manutenção da vida microbiana ativa.

Melhor uso dos nutrientes;

• Alta qualidade física: uniformidade de grânulos, fluidez do fertilizante. Benefícios na aplicação,

com alto rendimento operacional;

• Maior tolerância a estresses (seca);

• Elevada eficácia agronômica.


Faça seu investimento na adubação valer a pena. Aplique os nutrientes com tecnologias que os levem para dentro da planta. Com Real BIO e Real TURBO a segurança e eficácia nas adubações estão garantidas. É o retorno do seu investimento em muito mais produção e rentabilidade.



TODAS AS DEMAIS PRÁTICAS AGRONÔMICAS RECOMENDADAS PARA OS CULTIVOS DEVEM SER OBSERVADAS, PARA SE BUSCAR O POTENCIAL PRODUTIVO DAS CULTURAS. CONSULTE SEMPRE UM ENGENHEIRO AGRÔNOMO.

bottom of page