top of page

Como mitigar os efeitos das geadas

Atualizado: 31 de jan. de 2023

Conheça algumas ações pontuais podem minimizar o impacto da geada na lavoura.


Do ponto de vista meteorológico, geada é quando há deposição de gelo sobre as superfícies expostas ao relento, em noites de intenso resfriamento. Neste caso, temperatura de 0º é o suficiente para provocar a geada.


Já do ponto de vista agronômico, geada é um fenômeno atmosférico que provoca a morte das plantas ou de suas partes (folha, ramos, frutos), devido à ocorrência de baixas temperaturas que acarretam o congelamento dos tecidos vegetais, havendo ou não a formação de gelo sobre as plantas.


Previsão de Geada


Havendo previsão de geada, é necessário agir para evitar o acúmulo de ar frio próximo às plantas, recorrendo às seguintes soluções:

1. Manter o solo limpo e nu sob as plantas de café e sem mato na entrelinha;

2. Antecipar as podas programadas;

3. Chegar terra no colo das plantas, protegendo caule e folhas baixeiras;

4. Manter limpas as áreas de baixadas do terreno, para escoamento da massa de ar frio; e

5. Formação de neblina artificial (exige planejamento e mão de obra treinada).



Soluções para mitigar os efeitos da geada


O principal objetivo aqui é aumentar concentração de solutos nas células das plantas e diminuir o ponto de congelamento da água. Assim, diminui-se a chance de morte de células pelo efeito da geada. Porém, é importante atuar preventivamente antes da geada acontecer:


Solução para aplicar ANTES da geada:


Via solo, através da fertirrigação ou irrigação, usar cloreto de potássio (~80 kg/ha) associado ao Real Gold (5 a 10 L/ha).

Pode-se também utilizar a solução via foliar, como opção ou reforço à solução via solo. Neste caso, usar Real Safratop (Real K) 3 a 5 kg/ha, juntamente com o Copper Crop (1 L/ha), da Alltech.


Solução para aplicar DEPOIS da geada:


Mas, caso seja necessário recuperar partes de plantas no pós-geada, o manejo deve ser via foliar, com Real Magforce (1L/ha), com o Liquiplex Bonder (1 L/ha), da Alltech, incluindo MAP purificado (2 kg/ha).


Confira qual a temperatura letal de culturas perenes:





TODAS AS DEMAIS PRÁTICAS AGRONÔMICAS RECOMENDADAS PARA OS CULTIVOS DEVEM SER OBSERVADAS, PARA SE BUSCAR O POTENCIAL PRODUTIVO DAS CULTURAS. CONSULTE SEMPRE UM ENGENHEIRO AGRÔNOMO.

bottom of page