top of page

Interação da nutrição de plantas com a sanidade dos cultivos.

A agricultura está frequentemente sujeita a pressão de diversas doenças e pragas que, em muitos casos, causam sérios prejuízos na produtividade e qualidade da produção agrícola mundial.


O emprego de defensivos agrícolas e produtos de controle biológico são amplamente utilizados e são indispensáveis para o manejo de pragas e doenças.


Outro fator que pode ter relação com a sanidade dos cultivos e a nutrição de plantas. O desequilíbrio nutricional pode potencializar a ocorrência de patógenos em um ciclo de produção. Isso mesmo: a nutrição equilibrada de um sistema de produção contribui para uma menor ocorrência de pragas e doenças, tornando o ambiente de produção mais sustentável. Cabe ao agricultor adotar o manejo nutricional como parte integrada da estratégia de manejo agrícola.


Ao todo, 17 nutrientes estão envolvidos no metabolismo vegetal, cada um com sua respectiva função, porém, em muitos casos, diretamente envolvidos no metabolismo de defesa das plantas, na melhor assimilação de nutrientes, desenvolvimento estrutural dentre outros processos que auxiliam na melhor sanidade vegetal como um todo. Quando balanceados, ativam com melhor eficiência, os mecanismos naturais que as plantas possuem para minimizar a ocorrência desses agentes que drenam a produtividade agrícola constantemente.


Mas como as infecções e ataques causadas por patógenos tem relação com a deficiência nutricional das plantas?

Bem, tomamos como exemplo, pragas sugadoras, como percevejos, pulgões, tripes ou fungos como Phytophthora sp., Alternária sp., Sclerotinia sp, em uma planta bem nutrida, principalmente pelos nutrientes como cálcio, boro, cobre, zinco e manganês, por exemplo, possuem maior dificuldade de danificar o tecido vegetal. Caso essa mesma planta apresente alguma deficiência destes nutrientes, a praga em questão terá maior facilidade em danificá-la, visto que a deficiência destes elementos ocasiona menor rigidez da parede celular, ou seja, reduzem a proteção física que a planta possui contra o ataque destas pragas. Pensando em suprir tais deficiências, existem ferramentas que o produtor pode adicionar ao manejo, como o os produtos Real Nutriflora, ofertando cálcio e boro de excelente absorção foliar e Real Micros que, além de fornecerem os micronutrientes envolvidos nesses processos, possui excelente absorção foliar, e pode ser facilmente adicionado a calda de pulverização.


Outro exemplo comum está no uso excessivo de fontes nitrogenadas na adubação de lavouras. Isso frequentemente causa o que o produtor chama de “viçar” a planta, ou seja, causa um desenvolvimento vegetativo muito intenso, consequentemente, a planta acumula muito nitrogênio livre na folha, por não conseguir metabolizá-lo, ela se torna mais atrativa para patógenos, principalmente os denominados patógenos biotróficos como a ferrugem, oídio, míldio ou bactérias, que se beneficiam desse nitrogênio “livre”, isso acarreta numa maior pressão de doenças e reduz o potencial produtivo das culturas. Para redução desse problema, as plantas devem ser bem nutridas com níquel, molibdênio, enxofre, manganês, pois esses nutrientes auxiliarão na melhor assimilação do nitrogênio livre no tecido vegetal, reduzindo assim a ocorrência destes patógenos. Pensando na demanda da planta por tais nutrientes, o portfólio Real Nutri, da Adubos Real, possui ferramentas como Real Nutriforce e Real Plus, que possuem a finalidade de otimizar a assimilação de nitrogênio no metabolismo vegetal e potencializar a fotossíntese, ou seja, impulsionam o metabolismo vegetal e consequentemente a conversão do N livre, em aminoácidos e proteínas.


Outro fator agravante também para ocorrência de patógenos é a ineficiência da planta em translocar fotoassimilados (açúcares) devido a deficiência de nutrientes como magnésio, potássio, boro. Nesse caso, a planta acumula açúcares, e esse excesso é um grande atrativo para pragas e doenças, pois torna a folha mais “palatável” sensorialmente a estes. Tais nutrientes envolvidos nesse processo, citados acima, são fundamentais para uma melhor assimilação e transporte de açúcares dos órgãos fonte (folhas e ramos) para os órgãos dreno (fruto, semente etc.) reduz essa “oferta” aos oportunistas, e uma das melhores formas de potencializar o metabolismo desses nutrientes é acompanhar na aplicação de defensivos, produtos que possuem K, Mg e B em sua composição, como Real Magforce, Nucleus 00-00-21 + 13%S e Bororgan, produtos de excelente absorção foliar que irão potencializar a translocação de açúcares na planta e favorecer o enchimento de frutos e grãos.


Um nutriente extremamente importante no metabolismo secundário das plantas, responsável pela produção de compostos indutores da defesa natural das plantas e alguns aminoácidos correlatos é o enxofre, ele é cofator enzimático em diversas sínteses destes elementos, e sua deficiência, tornará a planta mais susceptível a ocorrência destes patógenos. A grande maioria dos produtos do portfólio Real Nutri, possuem em sua composição, o enxofre, contribuindo para que a planta desempenhe melhor, a produção de compostos de defesa e se torne mais resiliente a estes oportunistas.


Portanto, o manejo nutricional adequado, equilibrado às plantas, empregado na cultura em momentos chave, de modo que atenda às necessidades da lavoura, se faz essencial para garantir uma melhor resposta de defesa da planta contra patógenos bem como expressar melhor potencial produtivo.


Para oferecer soluções acessíveis e de excelente eficiência agronômica, a Adubos Real possui uma gama de tecnologias e ferramentas que podem ser associadas ao manejo de produção de todas as culturas e auxiliar o produtor na busca por lavouras mais sadias, bem nutridas e com melhores produtividades e qualidade de produção.

 

 

Autoria do Desenvolvimento Téc. de Mercado da Adubos Real, Robson Altiellys Tosta Marcondes e revisão do Coordenador de Desenvolvimento Téc. de Mercado, Evandro Telles Goulart Júnior.

 

TODAS AS DEMAIS PRÁTICAS AGRONÔMICAS RECOMENDADAS PARA OS CULTIVOS DEVEM SER OBSERVADAS, PARA BUSCAR O POTENCIAL PRODUTIVO DAS CULTURAS. CONSULTE SEMPRE UM ENGENHEIRO AGRÔNOMO.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page